Luz Noceda e as Ilhas Escaldantes

Luz Noceda é uma adolescente humana e latina de quatorze anos, que anseia encontrar seu lugar no mundo e ser aceita por quem realmente é. Luz é amorosa, extrovertida, excêntrica e geek, mas que pode ser muito introspectiva em certos momentos. Está determinada a seguir seu coração, independentemente da situação; provou ser extremamente corajosa, impulsiva, determinada e sempre se recusa a se conformar. Isso é espelhado nas Ilhas Escaldantes por desobedecer a Eda e se meter em problemas. Apesar disso, ela é muito inteligente, criativa e capaz de encontrar soluções rapidamente. No entanto, se ela estiver com a mente cheia, pode se deixar levar pelas inseguranças.

História

Quando era mais nova, seu pai, Manny Noceda, desenvolveu uma doença grave que fez a família se mudar para Gravesfield, em Connecticut, em busca de um hospital melhor. Mais tarde, Manny morreu, deixando Luz apenas com sua mãe, Camilla Noceda. Em luto, a adolescente recorreu ao presente que seu pai lhe deu antes de falecer: o primeiro livro da saga “A boa bruxa Azura”, cuja história se tornou seu interesse favorito, virando uma fã dedicada à saga e recorrendo a momentos frequentes de escapismo na fantasia. Com o passar dos anos, a personalidade excêntrica de Luz lhe fez incapaz de fazer amizades na escola, além de ser constantemente reprovada por seu comportamento e notas baixas. Depois de causar muitos problemas, a mãe de Luz decide mandá-la para um “Acampamento de Choque de Realidade”, a fim de endireitar sua mente da personalidade imaginativa. Enquanto esperava pelo ônibus, ela persegue uma pequena coruja que roubou seu livro favorito até uma antiga casa abandonada na floresta, onde ela tropeça em um portal e é teletransportada para as Ilhas Escaldantes no Reino dos Demônios.

Lá, encontra Eda Clawthorne, conhecida como a Dama Coruja e uma fugitiva do Imperador. Eda, para conseguir escapar dos guardas, leva Luz para a Casa Coruja, onde ela encontra Pio – o demônio o qual é a própria casa, cuja cabeça se sobressai da porta de entrada e que pode se esticar por quilômetros – e King, o Rei dos Demônios que diz ter perdido sua coroa e, encolhido a uma forma enfraquecida de sua antiga magnitude, anseia por recuperar sua antiga glória. Ao perceber quão insatisfatória seria sua vida no acampamento, ela decide ficar na Casa Coruja para aprender magia com a Eda, que aceita a proposta, apesar de Luz não ter habilidades mágicas inerentes.

As Ilhas Escaldantes, nascidas da carcaça de um Titã, são controladas pelo Imperador Belos, que proclama ter salvado o Reino da magia selvagem, ao separar todos os praticantes de magia em clãs. Aqueles que não pertencem a um clã são considerados criminosos, como é o caso de Eda, a qual se recusa a abandonar a magia selvagem e é constantemente perseguida pela irmã, Lilith Clawthorne, representante do Clã do Imperador, que tenta prendê-la e obrigá-la a entrar no Clã há muitos anos, sem sucesso. São nove os clãs principais: O Clã do Imperador, o mais prestigiado, cujos membros podem praticar todo tipo de magia; o Clã da Abominação, que controlam golems roxos gosmentos chamados de abominações; o Clã do Bardo, no qual se manipula tudo em volta de si através de ondas sonoras; o Clã da Guarda de Bestas, focado em cuidar das diversas criaturas da Ilha; o Clã da Construção, focado em fazer construções pela Ilha; o Clã da Cura, em que se pratica medicina mágica, o Clã da Ilusão, capaz de criar ilusões na mente dos outros; o Clã do Oráculo, focado na adivinhação, espíritos e magias da mente; O Clã das Plantas, cujos membros comandam e manipulam a flora ao redor; e, por fim, o Clã das Poções, especializado no uso de poções. Todos os bruxos devem escolher um estudo específico logo na escola, de acordo com um clã, e posteriormente adentrar num clã quando formados.

Luz está animada para aprender magia, mas Eda, além de se mostrar pouco interessada no treinamento de Luz, tem métodos alternativos de ensino, tal como vender poções pelo mercado da Cidade dos Ossos. Luz começa a se sentir frustrada com a demora do treinamento, até que um dia vê uma jovem bruxa, Willow Park, que está praticando uma abominação para um exame, ser zombada por sua colega Amity Blight. Luz propõe ajudar Willow a passar no exame, fingindo ser uma abominação e podendo entrar pela primeira vez na escola de magia, Hexside. Na escola, conhece o amigo de Willow, Gus Porter, um ilusionista fanático por humanos. Willow e Gus se tornam amigos próximos de Luz, e se provam bruxos muito poderosos.

Na primeira lição, Eda ensina como fazer um feitiço de luminosidade, que vem de um saco de bílis mágica preso ao coração de cada bruxa. King, mais tarde, explica para Luz que Eda bebe um Elixir todo dia, o que o faz pensar que é da onde vem a magia dela. Descobrem, após quebrarem a última garrafa, no entanto, que o Elixir é para controlar uma maldição colocada em Eda quando jovem, condenada a virar a Besta Coruja. A fim de salvar Eda de si mesma, Luz é pressionada a fazer o feitiço de luz, que incomoda seu tipo de demônio. Ela percebe um padrão no círculo mágico feito por Eda durante a aula gravada no celular. Ao desenhá-lo e tocá-lo, ativa seu primeiro feitiço e salva Eda, que retorna temporariamente a sua forma de bruxa. A partir de então, Luz consegue realizar magia pelo desenho de glifos, padrões que representam a essência antiga da magia.

Luz, empolgada para participar da comunidade de bruxas, decide entrar na escola Hexside. Se vê, porém, conflituosa ao ter que decidir apenas uma área de estudo. O diretor, Bump, no entanto, depois de testemunhar as habilidades dos alunos que misturavam magias durante uma das aventuras de Luz, permite que os alunos estudem diversos temas, sendo Luz a primeira aluna a estudar em todas as áreas.

Aos poucos, Amity parece reconhecer as atitudes amigáveis de Luz, e ambas se aproximam por meio da paixão recíproca pela saga “a boa bruxa Azura”, também à venda no Reino dos Demônios. Mais tarde, é revelado a Luz que Amity e Willow costumavam ser melhores amigas. Apesar de sua relutância, Luz consegue fazer Amity se abrir sobre suas memórias mais felizes com Willow e descobre que o corte de laços de ambas se deve aos pais de bruxa dizendo que ela não poderia ser amiga de quem eles consideravam fraco. Amity se redime e não apenas entra, a partir de então, no grupo de amigos de Luz, como passa a nutrir sentimentos românticos pela humana.

Luz faz grandes e perigosos esforços para curar Eda de sua maldição ao descobrir que seu elixir está começando a falhar. No meio das suas tentativas de achar uma cura, ao ser capturada por Lilith, Eda vem em seu socorro e ataca Lilith furiosamente, tanto por sequestrar Luz quanto por descobrir que foi ela quem lançou a maldição sobre ela em primeiro lugar. Quando Lilith ameaça a vida de Luz, Eda é forçada a usar toda a sua magia restante para salvá-la, ao custo de sucumbir à sua maldição, possivelmente para sempre, apesar dos apelos de Luz para que ela não o faça. Lilith, esperando que Belos cumpra uma antiga promessa de reverter a maldição que ela causou em Eda assim que essa fosse presa, descobre que tudo não passou de mentiras do Imperador para manipulá-la.

Com a notícia que Eda seria petrificada pelos seus crimes, Luz e King invadem o Conformatorium, uma prisão fortificada, e abrem caminho até a cela de Eda, onde Luz consegue falar com ela. Eda, lutando contra a maldição, tenta mandá-la embora, mas Luz insiste que eles são uma família e devem ficar juntos. Quando Eda é elevada ao palco para sua petrificação, Luz não está pronta para deixá-la ir e Eda é forçada a empurrá-la, deixando-a em lágrimas. Lilith, porém, vem ao resgate de sua irmã e puxa para si metade da maldição, compartilhando a dor que causou e traindo o Clã do Imperador.

Com Eda de volta ao normal, Luz fica animada e se oferece para ajudar Eda e Lilith a aprenderem magia à sua maneira depois que o impacto da maldição as deixou sem poderes. Mal sabe, no entanto, os perigos que a aguardam quando Belos e seus aliados, incluindo o seu conhecido e poderoso braço direito, o Guardião Dourado, aceleram seus planos de invadirem o reino dos humanos.

X